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Projeto (que) Salva-vidas

29 Mar, 2017

A Fundação Portuguesa de Cardiologia, em parceria com a Senilife e os hipermercados Jumbo, acabam de lançar o Projeto Salva-vidas, uma campanha pública de âmbito nacional de sensibilização para a morte súbita.

Em nota, a fundação revela que a mecânica é simples: nas parafarmácias dos hipermercados Jumbo podem ser adquiridas Pulseiras Salva-vidas, pelo valor simbólico de 2€. Por cada grupo de 1.500 vendidas as entidades promotoras do projeto oferecem um kit salva-vidas a uma entidade do país identificada desde o início das vendas das referidas pulseiras.

O kit Salva-vidas é composto por formação Suporte Básico de Vida com creditada para seis formandos/seis horas; desfibrilhador automático externo; licenciamento do programa de desfibrilhação junto do INEM; formação de primeiros socorros (12 formandos/oito horas) e mala de primeiros-socorros advance. Pretende-se assim formar equipas e disponibilizar a escolas/instituições os equipamentos e conhecimentos necessários para responder a uma paragem cardiorrespiratória, refere a mesma nota.

Atualmente a morte súbita mata cerca de 10 mil pessoas em Portugal todos os anos e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 20 mil pessoas por dia em todo o Mundo. Em Portugal o número de desfibrilhadores, um dos instrumentos mais eficazes de combate a esta problemática de saúde pública, é de cerca de um para cada 10 mil habitantes.

A morte súbita é uma das causas mais frequentes de morte evitável no Mundo industrializado. A Organização Mundial de Saúde aprovou uma declaração conjunta com entidades internacionais em que se recomenda o ensino destas técnicas de Suporte Básico de Vida em crianças em idade escolar, a partir dos 12 anos.