08 Ago, 2018

As paisagens de Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, deram origem à exposição de desenho “Entre pedras desenho as curvas de um rio”, da autoria da artista Paula Rito.
A mostra está patente no Núcleo do Azeite – Lagares de Proença-a-Velha, de terça-feira a domingo, entre as 9h-13h e as 14h-17h.
Em nota enviada à redação da Rádio Castelo Branco, o Município idanhense dá conta de que são cerca de 20 obras inspiradas por visitas de Paula Rito a Proença-a-Velha e que refletem o olhar da artista sobre as paisagens que encontrou, em especial as margens bucólicas do Rio Torto, que atravessa a aldeia.
No decorrer da inauguração da exposição, Paula Rito disse que apesar de ter trilhado vários caminhos, foi sempre encaminhada para o rio.
Já a presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, Helena Silva, referiu que esta exposição integra as comemorações dos 800 anos do Foral de Proença-a-Velha (1218 – 2018), um marco histórico que está a ser assinalado ao longo do ano.
Recorde-se que ainda este mês de agosto, Proença-a-Velha recebe as inaugurações do Núcleo Museológico de Arte-Sacra, no dia 15 pelas 19h, e do Monumento aos Combatentes na I Guerra Mundial, no dia 18 pelas 18h.